O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), afirmou em Plenário, nesta terça-feira (5/7), que a história já começa a fazer justiça à participação do senador Itamar Franco (PPS-MG) – falecido no último sábado (2) – em episódios marcantes do cenário político brasileiro. A primeira lembrança trazida pelo petista foi a atuação de Itamar como presidente da CPI do Acordo Nuclear, realizada, em 1978, pelo Senado Federal.
![]() |
Ouça discurso do líder do PT sobre o tema: |
[audio:http://www.senadorhumberto.com.br-content/uploads/2011/07/AUDIO1.mp3|titles=Humberto diz que Itamar foi um dos maiores presidentes do Brasil] |
![]() |
Humberto Costa lembrou que o prazo inicial de funcionamento da CPI era de três meses, estendido para três anos pela persistência do então senador de primeiro mandato em buscar documentos. “Estávamos em plena ditadura militar, e era preciso coragem para exigir transparência do regime. Ele não teve medo em assumir riscos. Questionou, insistiu, deu voz ao Senado como a Casa onde deveriam ser debatidos os grandes temas nacionais”, recordou Humberto Costa.
Impeachment – O envolvimento de Itamar Franco no turbilhão político pós-impeachment, em 1992, foi outro fato ressaltado pelo líder petista. Conforme afirmou, “Itamar Franco atravessou a maior crise institucional após a redemocratização para se firmar como um dos principais personagens da história recente do Brasil”.
Na avaliação de Humberto Costa, a cautela de Itamar em ocupar a Presidência da República naquele momento delicado da vida política brasileira evidenciava seus principais traços como homem público e ser humano: dignidade, respeito à lei, espírito republicano.
Fonte: Agência Senado.